Sobre TRE®

David Berceli

David Berceli é um assistente social estadunidense e perito internacional na área de resolução de conflitos. Ele viveu duas décadas em países do Oriente Médio e da África, onde oferecia e desenvolvia programas de ajuda humanitária para populações que passavam por situações de estresse extremo como catástrofes naturais e conflitos armados. Foi nesses contextos que ele desenvolveu a TRE® - Tension and Trauma Releasing Exercises ou Técnica de Redução de Estresse.

A técnica

TRE® é uma sequência de exercícios, alongamentos e posturas que ativam tremores espontâneos em certos músculos do corpo. Esses tremores são um recurso natural para descarregar os níveis de ativação do sistema nervoso, aliviar tensões e trazer o organismo de volta a um estado de equilíbrio. Dessa forma, eles reduzem o estresse, relaxam o corpo e regulam as emoções.

A TRE® se propõe a ser uma ferramenta de autocuidado, de modo que, uma vez aprendida, a pessoa use para promover a saúde e a qualidade de vida, assim como para lidar com situações de estresse. Para aprender a técnica, no entanto, é importante ter a ajuda de um facilitador certificado que ensine os exercícios e acompanhe a pessoa ao longo do processo, sempre que for necessário.

Benefícios

A prática de TRE® regula o sistema nervoso autônomo e promove um estado de relaxamento profundo, tanto físico como mental. Isso possibilita obter diversos tipos de benefícios para a saúde. O uso regular da técnica permite aliviar muitos sintomas relacionados a questões físicas, emocionais e comportamentais. A TRE® é útil para lidar com:

  • estresse, 
  • insônia, 
  • ansiedade, 
  • irritabilidade, 
  • depressão, 
  • dores musculares,
  • quadros psicossomáticos, entre outros.

Quem pode praticar?

Pessoas de todas as idades podem praticar. Pessoas com limitações físicas podem adaptar os exercícios para suas necessidades. Por precaução, grávidas são contraindicadas a fazer os exercícios. A prática também é contraindicada para aqueles que têm restrição médica para exercer alguma atividade física leve a moderada.

TRE® no Brasil e no mundo

Atualmente a TRE® é praticada em mais de 60 países pelo mundo em contextos diversos.

Em alguns países a técnica é aplicada para o alívio do estresse em situações de grande vulnerabilidade social e estresse coletivo como catástrofes naturais, guerras civis e campos de refugiados.

A TRE® também é usada como método de redução de estresse em profissões de risco como nas Forças Armadas, na Polícia, no Corpo de Bombeiros, na Cruz Vermelha e entre profissionais da saúde, da educação e da segurança pública.

Nos Estados Unidos veteranos de guerra sobreviventes de situações de combate praticam a técnica para ajudar a lidar com o estresse pós-traumático.

Além disso, diversos profissionais (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, entre outros) usam a TRE® para auxiliar no manejo de quadros de dor, estresse, problemas emocionais, problemas comportamentais, situações de violência e situações traumáticas.

NO BRASIL as primeiras capacitações em TRE® foram realizadas em 2009 nas cidades de Brasília, por iniciativa do CENTRAR e, em Recife, por iniciativa do Instituto Libertas.

Entre 2009 e 2018, o CENTRAR realizou 13 turmas de certificação internacional, 3 Seminários Avançados com Dr. David Berceli bem como o "IIIº TRE® International Summit" com participantes de mais de 15 países. Em parceria com diversas Associações, OnG's e Instituições Públicas, o CENTRAR também contribuiu com a implementação da TRE® em contextos comunitários.

No Distrito Federal, a TRE® é oferecida desde 2010 no Sistema Único de Saúde (SUS) e, em junho de 2019, a técnica foi oficialmente institucionalizada como nova Prática Integrativa em Saúde (PIS) na Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS).


Vídeos





TRE® - Tension and Trauma Releasing Exercises
David Berceli © Copyright
All rights reserved 
TRE for ALL Inc. (NGO) holds distribution rights
Trauma Release ProcessSM, Tension Release ProcessSM