TRE® Brasil 

A TRE® Brasil é uma rede de facilitadores de TRE® que tem por objetivo divulgar a prática e o conhecimento de TRE® para a promoção de saúde, redução de estresse e equilíbrio emocional.

Sua proposta é difundir no Brasil a técnica de TRE® de forma profissional e inclusiva por meio dos valores de respeito, integridade, comprometimento, ética e colaboração. 

Diretrizes de Boas Práticas para facilitadores de TRE®

A conclusão de um curso de formação constitui apenas o primeiro passo na formação de um facilitador de TRE®. Uma vez membro da rede TRE® Brasil, o facilitador deve assumir um compromisso com seu próprio desenvolvimento por meio da continuidade no seu processo de aprendizagem, comprometendo-se com todas as recomendações contidas nas Diretrizes de Boas Práticas do facilitador de TRE®, descritas a seguir:

  1. Manter uma prática pessoal regular de TRE®.
  2. Participar anualmente de eventos de Educação Continuada em TRE® (Workshops, Programas de Assistência às Formações e/ou outras atividades de Educação Continuada).
  3. Fazer supervisão regularmente com um supervisor autorizado ou professor de TRE®.
  4. Participar de processos de formação profissional contínua, por meio de participação em cursos e treinamentos avançados e em eventos de atualização científica.
  5. Utilizar os conhecimentos e técnicas recebidos em sua formação como facilitador de TRE® respeitando os limites do seu nível pessoal de perícia e suas credenciais profissionais, compreendendo que a atuação como facilitador de TRE® não substitui a necessidade eventual de encaminhamento para facilitadores mais experientes ou outros profissionais da saúde.

Etapas e critérios para progressão como Facilitador de TRE


  • Facilitador de TRE® certificado.
  • Facilitador Avançado de TRE®.
  • Facilitador Avançado de TRE® com habilitação para atender alunos da formação.
  • Supervisor.
  • Professor.


Veja mais detalhes sobre os critérios de progressão como facilitador baixando o arquivo a seguir: 

TRE® - Tension and Trauma Releasing Exercises
David Berceli © Copyright
All rights reserved 
TRE for ALL Inc. (NGO) holds distribution rights
Trauma Release ProcessSM, Tension Release ProcessSM